Pular para o conteúdo principal

PORQUE O PT CONTINUARÁ COMPETITIVO.


Muitos analistas vem aparecendo na mídia dizendo que o PT (Partido dos Trabalhadores) está morto.
Nós, da Trincheira Política, vemos nesses argumentos pouco realismo. Se analisarmos alguns fatores concretos e não de opinião pessoal, chegaremos a conclusão de que o PT sofreu derrotas sim, mas está longe de ser extinto.
O PT sofreu um duro processo de impeachment no governo da Dilma, quando houve a acusação por parte do PSDB de crime de responsabilidade e a conspiração a luz do dia de Temer e do PMDB.
Mesmo perdendo a presidência do país, o governo substituto, a aliança PSDB-PMDB, foi tão impopular e incompetente que praticamente anulou o ressentimento da população sobre o governo de Dilma. Fazendo com que Lula alcançasse altos índices de intenção de voto.
A retirada de Lula do processo eleitoral para a Presidência da República causou danos mais a sociedade brasileira e a nossa democracia que ao PT. A retirada de um competidor por motivos que deveriam tirar todos os outros concorrentes não passou despercebido pelos eleitores, não foi a toa que no momento Lula e o PT detinham os mais altos índices de intenção de voto e confiança partidária, respectivamente.
Lula foi substituído por Haddad na corrida eleitoral, que começou com 4% das intenções de voto. A sua chapa foi composta basicamente pelo PT e PCdoB, sendo que o PCdoB não deu a champa tempo de TV, base eleitoral nos Estados e municípios ou qualquer outro benefício, basta comparar as vantagens dessa chapa com a do PSDB+Centrão do Alckmin.
O PT de Haddad derrotou seus principais adversários, Ciro e Marina, e conseguiu impedir que Bolsonaro ganhasse no primeiro turno.
No final do segundo turno, Haddad perdeu para Bolso de 55% a 45% dos votos válidos, sendo que Bolsonaro ganhou com uma margem de 5% do mínimo necessário para vencer, e Haddad, mesmo derrotado, saiu de 4% para 45% dos votos válidos.
No fim, o PT terminou com a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 5 governadores e um presidenciável com 45% das intenções de voto. Lula continua tendo uma massa de adoradores mesmo preso e o partido cresce em número de filiados.
Evidente que o PT enfrenta dificuldades como corrupção, isolamento de lideranças, envelhecimento dos quadros, dificuldade de arrecadação e etc. Mas disso dizer que o PT acabou é um exagero.
O PT é um partido orgânico, com raízes nos movimentos sociais, sindicais, direitos humanos, negros LGBTs e etc. Quem conhece a história desse partido sabe que dificilmente ele será extinto enquanto servir de instrumento de luta por esses grupos.

Aqueles que pregam o fim do PT sem oferecer base factual e científica o fazem por ideologia ou desconhecimento. Não há, até o momento, qualquer informação que posso dar a garantia de que o PT acabou. Muito menos o PSDB, PMDB e tantos outros partidos.





➡️Critiquem, compartilhem e curtam!

Twitter (apenas conteúdo original): https://twitter.com/trincheirapoli1

Abraços da equipe do Trincheira Política!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM HOMEM NO SÉCULO 21.

Esse é um vídeo muito didático e intrigante sobre masculinidade, que permite entendermos que muitos dos problemas hoje tem haver com ser "macho alfa". Que problemas são esses? - Suicídio - Doenças - Violência física e verbal - Depressão ... Isso ocorre porque ser "macho alfa" obriga os homens a tentarem ser perfeitos e sexualmente dominantes. E quem é perfeito não precisa conversar, se expor, se expressar, ir no médico fazer o exame de próstata, ir no psicólogo, negociar, aprender a ceder a ouvir....

QUEM SÃO OS POLÍTICOS(3)? DINHEIRO.

FIM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.

Acabar com o Ministério do Trabalho é uma maneira de enfraquecer o poder político dos trabalhadores no país. Você, leitor, deve pensar que isso não tem haver com a sua vida, e que talvez seja até bom não existir esse ministério, mas lembres-se que aqui no Brasil todos que não são ricos o suficiente para ficarem sem trabalhar são "trabalhadores". Gari, atendente de loja, engenheiro, professor, veterinário, limpador de vidro de carro e todos os outros que não tem um milhão de reais na conta do banco são trabalhadores. Acabar com o Ministério do Trabalho é dizer que o interesse dessas pessoas não serão ouvidos e respeitados. O governo deu uma banana para os trabalhadores desse país, e não vai adiantar reclamar para a Justiça do Trabalho, pois ela também está na mira do governo. Curtam, compartilhem, comentem e critiquem! Abraços da Equipe do Trincheira Política. https://exame.abril.com.br/carreira/como-o-fim-do-ministerio-do-trabalho-afeta-a-sua-v