Pular para o conteúdo principal

AS FORÇAS ARMADAS E O GOLPISMO (parte 1)



conteúdo autoral

Por que existe uma relação entre as Forças Armadas brasileiras e o golpismo? 

Desde a formação do Exército, Marinha e posteriormente a Aeronáutica, as nossas Forças Armadas tiverem os seus líderes de alta patente formados através de escolas militares elitistas.

Isso significa que essas escolas ensinavam uma ideologia conservadora, no sentido de defender a manutenção do status quo da própria instituição militar e de seus irmãos, o Executivo, Legislativo e Judiciário. Até esse momento não há nada de particularmente errado, o problema começa em quem chega ao topo da cadeia de comando e quais interesses eles defenderam ao longo da história.

Vamos começar do começo:

A expansão das colônias portuguesas no Brasil ocorreu com a criação de verdadeiras oligarquias. Essas oligarquias detinham o controle das principais instituições do Estado, comércio e exploração de matérias primas, e da organização social. Não chegavam a ser nobres como na Europa, mas eram basicamente isso por aqui, seu poder absoluto só era contestado pela metrópole ou por um grupo oligarca rival.

Porém, a manutenção da ordem na colônia não era possível através apenas da lei ou da economia, era necessário usar a força para impedir rebeliões de escravos e camponeses, lutar contra os invasores franceses e holandeses e capturar e matar índios. Esse foi o propósito da criação das nossas Forças Armadas inicialmente, a manutenção de uma ordem social que permitisse que uma oligarquia ligada a monarquia portuguesa mantivesse o seu poder.

(continua)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM HOMEM NO SÉCULO 21.

Esse é um vídeo muito didático e intrigante sobre masculinidade, que permite entendermos que muitos dos problemas hoje tem haver com ser "macho alfa". Que problemas são esses? - Suicídio - Doenças - Violência física e verbal - Depressão ... Isso ocorre porque ser "macho alfa" obriga os homens a tentarem ser perfeitos e sexualmente dominantes. E quem é perfeito não precisa conversar, se expor, se expressar, ir no médico fazer o exame de próstata, ir no psicólogo, negociar, aprender a ceder a ouvir....

QUEM SÃO OS POLÍTICOS(3)? DINHEIRO.

FIM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.

Acabar com o Ministério do Trabalho é uma maneira de enfraquecer o poder político dos trabalhadores no país. Você, leitor, deve pensar que isso não tem haver com a sua vida, e que talvez seja até bom não existir esse ministério, mas lembres-se que aqui no Brasil todos que não são ricos o suficiente para ficarem sem trabalhar são "trabalhadores". Gari, atendente de loja, engenheiro, professor, veterinário, limpador de vidro de carro e todos os outros que não tem um milhão de reais na conta do banco são trabalhadores. Acabar com o Ministério do Trabalho é dizer que o interesse dessas pessoas não serão ouvidos e respeitados. O governo deu uma banana para os trabalhadores desse país, e não vai adiantar reclamar para a Justiça do Trabalho, pois ela também está na mira do governo. Curtam, compartilhem, comentem e critiquem! Abraços da Equipe do Trincheira Política. https://exame.abril.com.br/carreira/como-o-fim-do-ministerio-do-trabalho-afeta-a-sua-v