Pular para o conteúdo principal

A ORIGEM DO FEMINISMO



É difícil datar a origem e os percursores do movimento feminista. Um ponto comum entre os estudiosos desse tema para o nascimento desse movimento é no século 18, no período que antecedeu a Revolução Francesa.

Nesse período, intelectuais, filósofos e políticos iluministas passaram a defender ideais de liberdade que também deveriam valer para as mulheres. Mas logo após algumas conquistas, foram próprias mulheres que passaram a defender seus direitos de maneira direta. Pois para muitos desses iluministas, a igualdade entre os sexos era um tema secundário, principalmente durante a Revolução Francesa.

Sendo assim, brotaram da onda revolucionária que varria a França mulheres independentes que lutavam pelo feminismo nas ruas, nos salões da alta sociedade e até na Assembléia Constituinte. Com o objetivo de deslocar a igualdade entre os sexos como um objetivo primário da revolução. Olympe de Gouge, Madame Stael e Madame de Condorcet foram militantes feministas e revolucionárias importantes durante esse período.

"Se a mulher tem o direito de subir no cadafalso, ela deve ter o direito a subir na tribuna" Olympe de Gouge



Observação:

Cadafalso =  palanque armado na rua para discursos.
Tribuna  = local para políticos discursarem.(no caso, uma referência a participação na vida política institucional)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM HOMEM NO SÉCULO 21.

Esse é um vídeo muito didático e intrigante sobre masculinidade, que permite entendermos que muitos dos problemas hoje tem haver com ser "macho alfa". Que problemas são esses? - Suicídio - Doenças - Violência física e verbal - Depressão ... Isso ocorre porque ser "macho alfa" obriga os homens a tentarem ser perfeitos e sexualmente dominantes. E quem é perfeito não precisa conversar, se expor, se expressar, ir no médico fazer o exame de próstata, ir no psicólogo, negociar, aprender a ceder a ouvir....

QUEM SÃO OS POLÍTICOS(3)? DINHEIRO.

FIM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.

Acabar com o Ministério do Trabalho é uma maneira de enfraquecer o poder político dos trabalhadores no país. Você, leitor, deve pensar que isso não tem haver com a sua vida, e que talvez seja até bom não existir esse ministério, mas lembres-se que aqui no Brasil todos que não são ricos o suficiente para ficarem sem trabalhar são "trabalhadores". Gari, atendente de loja, engenheiro, professor, veterinário, limpador de vidro de carro e todos os outros que não tem um milhão de reais na conta do banco são trabalhadores. Acabar com o Ministério do Trabalho é dizer que o interesse dessas pessoas não serão ouvidos e respeitados. O governo deu uma banana para os trabalhadores desse país, e não vai adiantar reclamar para a Justiça do Trabalho, pois ela também está na mira do governo. Curtam, compartilhem, comentem e critiquem! Abraços da Equipe do Trincheira Política. https://exame.abril.com.br/carreira/como-o-fim-do-ministerio-do-trabalho-afeta-a-sua-v